terça-feira, 30 de julho de 2013

EU TAMBÉM VI O PAPA FRANCISCO

NA EXCURSÃO PARA APARECIDA - 

 VISITAMOS O PAPA FRANCISCO
 
 
Foi maravilhosa  uma turma de 36 pessoas adultos e crianças e idosos Aproveitamos  a data da visita do Papa no Santuário de Aparecida  São Paulo e tivemos o privilégio de vê-lo: Umas pelo Telão, outras na Rua e outras dentro do Santuário de Aparecida.
Gente de todo o mundo em especial de nosso Brasil: Religiosos, autoridades, Jovens do mundo todo, e o povo brasileiro.
O tempo muito frio, eu quase não aguentava de tanto frio , mas nem por isso desistimos, de ver o Papa Francisco.

VEJA O PERCURSO  DA NOSSA EXCURSÃO:                                                                                         
Ônibus de Turismo  36 pessoas    -    Guia  Turística – NENA
SAIDA: de Açailândia   20 de julho  e    retorno  29 de julho  

  Parada na  Feira de Goiania, algumas pessoas fizemos compras, outras só almoçaram

    Fomos para Campo do Jordão  cidade linda e turísticas muito fria, Almoçamos  visitamos vários lugares bom e bonito  

   Fomos para Aparecida São Paulo Santuário  Lindo ficamos dois dias:   No primeiro dia assistimos a missa no santuário, passeamos por vários lugares  

No segundo dia vimos o Papa e assistimos a missa celebrada por ele: umas assistiram pelo telão, outros na Rua e outros dentro do Santuário  
(O frio e a chuva fez com que deixássemos  de visitar outros lugares turístico como o Rio onde foi encontrada a imagem de Aparecida)
Vimos o Papa: Umas  dentro da igreja, outras Pelo Telão, outras passando pela Rua Temporada  de  muito frio ..

Sofremos com o frio mas foi gratificante poder ver o Papa Francisco de perto, ficamos maravilhado e agradecemos a Deus por essa oportunidade...
Depois fomos para O Rio de Janeiro - Praia Copacabana –onde podemos caminhar ouvir e conversar com vários jovens de outras cidades do Brasil Visitamos o Cristo Redentor grande multidão estava lá no alto apreciando a beleza do Rio de Janeiro
Também fomos ao Pão de Açúcar no  Bondinho tradicional, dar um suspense por causa da altura, mas em compensação tivemos o privilégio de ver o Rio de janeiro do alto, observando as maravilhas da natureza e a inteligência do Homem.

Depois fomos para Canção Nova, assistimos a missa do Santíssimo com o Padre Paulo que fez uma belíssima pregação, visitamos as barracas e depois fomos dormir.
Pela manhã fomos visitar as igrejas e monumentos de  Frei Galvão  cidade  Guaratinguetá. São Paulo,   Santo Brasileiro

Depois fomos  Ouro Preto   é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil, antiga capital das Minas Gerais, tem sua origem na descoberta e exploração do ouro. Fundada em 1698, a história da cidade está ligada à Inconfidência Mineira, movimento pró-Independência do Brasil É famoso por sua arquitetura colonial

Continuamos viagem  e passamos  por vários lugares ( Brasilia,cidades do Goiás,  Tocantins, Maranhão, Imperatriz até chegar na nossa querida Açailândia.

Maravilhada pelo passeio, e a oportunidade de ver o Papa, juntamente com minhas colegas, só temos que agradecer a Deus por esta oportunidade.

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS

 

Autoridades
O último dia da JMJ 2013 foi acompanhado por três chefes de Estado na missa realizada na praia de Copacabana. A presidente da República, Dilma Rousseff, esteve acompanhada da presidente da Argentina, Cristina Kirchner. Outro líder sul-americano presente foi o boliviano Evo Morales

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Seja bem vindo Santo Padre Papa Francisco! AO NOSSO BRASIL


SEJA BEM VINDO PAPA FRANCISCO AO NOSSO BRASIL

Os Católicos de Açailândia também estão felizes com a vinda do PAPA  FRANCISCO AO BRASIL
 

Muitos católicos de Açailândia  irão ao Rio de Janeiro   participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ),


 
e outros irão  ao Santuário de  Aparecida SP,  acompanhar a Santa Missa celebrada pelo nosso PAPA. Que atrairá milhares de jovens de todo o mundo, ansiosos para receber o pontífice em sua primeira viagem internacional desde que foi eleito.
Que a sua Benção venha sobre o Nosso Brasil e sabemos que a Vossa presença é a "Doce Presença de Cristo sobre a face da Terra", como dizia Santa Catarina de Sena.
Seja bem vindo (Papa Francisco) O Brasil te acolhe com todo amor e carinho!!!

Música em homenagem ao Papa Francisco
O Santuário Nacional apresentou neste domingo (09) a música de acolhida ao Papa Francisco que será cantada durante a visita do pontífice à Casa da Mãe Aparecida.

A canção é uma adaptação da Oração de São Francisco e pretende homenagear o Santo Padre com um acolhimento como irmão, como romeiro da Senhora Aparecida.

O canto é  simples, de forma que todo o povo possa cantar.

A BENÇÃO…
A Bênção, Papa Francisco
Bem vindo! Tu és nosso irmão!
Romeiro de Aparecida
Por Maria, Mãe desta nação.
Óh Mestre, fazei que eu procure mais,
Consolar que ser consolado,
Compreender que ser compreendido
Amar que ser amado
Pois é dando que se recebe
É perdoando que se é perdoado
E é morrendo que se vive para a vida eterna.
A Bênção, Papa Francisco
Bem vindo! Tu és nosso irmão!
Romeiro de Aparecida
Por Maria, Mãe desta nação.

Por Maria, Mãe desta nação.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

15 DE JULHO - DIA NACIONAL DO HOMEM


15 de julho   DIA NACIONAL DO HOMEM
 
Hoje comemoramos o Dia Nacional do Homem! Esta data foi criada com o objetivo maior de reforçar os cuidados com a saúde dos homens. Esse dia é comemorado em vários países, inclusive no Brasil. Tem o objetivo de destacar os papéis positivos realizados pelos homens.

O Brasil é o país onde mais se comemora essa data, porém, ela não tem uma repercussão tão grande e tão comentada quanto o Dia das Mulheres, e isso deve ser mudado.
Apesar de muitos nem saberem da existência do seu dia, todos merecem comemorar esta data especial.
Parabéns a todos os homens que cuidam de suas famílias, e batalham todos os dias!
 

 E lembrando que a importância desta data é conscientizá-los de que não só as mulheres devem e preocupar com sua saúde. Todos os homens devem passar periodicamente por consultas médicas
AGRADEÇO A DEUS PELOS FILHOS QUE TENHO
 

 
 
 

CENTRO DE REFERENCIA E ATENDIMENTO AO IDOSO OU RESTAURANTE?


Centro de Referência do Idoso

 
 O que é o CRAI? É um espaço destinado a prestar atendimento especializado, orientação a pessoa idosa.

Oferece atendimento especializado à população idosa, desenvolvendo ações de prevenção à violência, promoção da cidadania, combate ao preconceito e à discriminação, além de fornecer orientação jurídica, social e psicológica, por meio de equipe interdisciplinar capacitada para o trabalho junto  em parceria com organismos governamentais e não governamentais que integram a rede de atendimento aos idosos.

O Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (Crai) oferece atendimento integral em  assistência social, saúde a pessoas a partir de 60 anos e que necessitem de uma intervenção especializada.
 
Proporciona convivência saudável e de forma integral contribuindo para o protagonismo e a inserção social.
Acolher, valorizar a história e o resgate da identidade pessoal e social do idoso (a), este é o intuito da Centro de Convivência e Apoio ao Idoso - atender diariamente idosos e idosas de Açailândia MA.
 
Público-alvo:   Pessoas com 60 anos ou mais; Residentes em no município  ou Região.
  • que estejam sendo vitimadas de alguma forma por seus familiares ou cuidadores.
 
QUE É RESTAURANTE?
Restaurante é um estabelecimento comercial destinado ao preparo e comércio de refeições1 , normalmente servindo também todo o tipo de bebidas. Normalmente consiste em uma sala com mesas ou um balcão onde os clientes se sentam, uma cozinha e outras áreas de serviço. A comida e bebida é servida por garçons (ou empregados-de-mesa) e barmen
Restaurantes Populares
 Os Restaurantes Populares são Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição destinados ao preparo de refeições saudáveis, variadas e saborosas, que são vendidas a preços acessíveis, de forma a garantir aos trabalhadores urbanos e à população em situação de vulnerabilidade social o Direito Humano à Alimentação Adequada. Cada unidade produz um mínimo de mil refeições por dia, sempre respeitando as características culturais e hábitos alimentares da região. Atualmente, 89 Restaurantes Populares se encontram em funcionamento em 73 municípios brasileiros, servindo um total de cerca de 123 mil refeições por dia.


Uma característica dos Restaurantes Populares é o acesso universal aos seus serviços. Contudo, para que esse equipamento público alcance a população em situação de extrema pobreza e insegurança alimentar, as unidades são estrategicamente localizadas em áreas de grande fluxo de pessoas, especialmente em grandes centros urbanos ou próximas a terminais de transporte coletivo, redes de saúde e redes de proteção social.
 

quarta-feira, 10 de julho de 2013

NOVO BACABAL - Açailandia


A XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios 
Prefeitos de todo o país se reuniram na capital federal nesta segunda-feira (08) até a próxima quinta-feira (11), para participarem da XVI “Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios”, a “Marcha dos Prefeitos”.
O encontro acontece no Royal Tulip Brasília Alvorada Hotel e será um momento de discussão sobre os problemas enfrentados pelos municípios e a busca pelas soluções gestão.

São milhares de chefes do executivo municipal acompanhados de vereadores, vices e secretários. Entre eles está o vice-prefeito Juscelino Oliveira, que foi dar apoio aos municípios vizinhos.

Os chefes de executivo municipal também terão a oportunidade de participarem de diversos fóruns sobre temas como saúde, educação, previdência, desenvolvimento social.

O POVO  desperta o desejo de tornar município, e ter sua própria
 autonomia politica administrativa, o desejo do povo em se tornar
independente!
O Distrito Novo Bacabal fica a cerca de 70 km da sede do município de Açailândia.
A vereadora Fatima Camelo vem de Público manifestar seu apoio a favor da população que clama pela emancipação politica do distrito Novo Bacabal  

 

segunda-feira, 8 de julho de 2013

SOLICITAÇÃO DAS NECESSIDADES DO BAIRRO LARANJEIRAS:


INDICAÇÃO DAS  PRIORIDADES VISANDO MELHORIAS
 PARA O BAIRRO LARANJEIRAS
Contenção da Erosão localizada na Rua Castelo Branco,   no bairro Laranjeiras  iniciando na rua são Francisco até o final da Lamante Júnior  transformando em área de Lazer

Abertura das Ruas do Bairro Laranjeiras Ligando com a Rua São Francisco
Contenção da Erosão da Rua 07 de setembro com Abertura da Rua para  a Rua Medeiros Neto completando o calçamento das ruas por traz da Escola Simone Macieira ou transformando em área de Lazer .
Construção de Passarela com Ligação da Rua Bahia com a Avenida Bernardo Sayao

Construção de Uma Passarela e sinalização de transito na BR 010 Entre Avenida Bernardo Sayão  e BR 010
A Reforma da Escola Gonçalves Dias com aumento das Salas de Aulas e Calçamento na frente da Escola.
 .
Construção de um centro Comunitário no bairro Laranjeiras . Este centro comunitário é uma casa com disponibilidade de realização dos eventos, programas e cursos para crianças, jovens e famílias carentes do bairro.


Construção de um POSTO DE SAUDE no bairro Laranjeiras

Construção de uma Creche em Tempo Integral para crianças de 0 a 5 anos , que vem beneficiar as mães que precisam trabalhar e não tem com quem deixar os filhos

Realização do calçamento no final da Rua Bahia e cobertura da galeria que se encontra em aberto na Rua Bahia  bairro Laranjeiras.
Cobertura dos Esgotos da Rua 15 de Novembro e local destinado para tratamento do esgoto  

Tratamento e revitalização do córrego esperança ( Laranjeiras e Vila Bom Jardim

Retirada do velho  Matadouro Municipal para o Matadouro novo e tratamento do córrego com destino dos dejetos e aproveitamento da área.

Transformar a quadra da Laranjeira em uma quadra para FUTISAL (final Tácito de Caldas)   

Acompanhamento da nova  Quadra Poliesportiva, para incentivar o esporte para crianças adolescentes e jovens.



 
Desenvolver Projetos de assistência  e apoio às crianças, adolescentes e jovens do bairro. 

Acompanhamento  das famílias   de área de risco com cursos de geração de Renda  




 

 

BAIRRO LARANJEIRAS PARTICIPA DO PLANO DE CONSTRUÇÃO DO PPA 2013 X 2017


Prefeitura de Açailândia inicia construção do PPA Participativo. 2014 x 2017
 ATENÇÃO: Você ou sua entidade pode e deve enviar para o setor de Planejamento e Administração sua proposta de melhoria para seu bairro, e mesmo para nossa cidade. (até dia 11/13/2013
 

Plano Plurianual, o PPA é um instrumento de planejamento de médio prazo que orienta os gastos públicos durante 4 anos.

A participação dos cidadãos e cidadãs no planejamento orçamentário da cidade tem entre seus objetivos gerar transparência dos gastos públicos, por meio do controle social das ações do governo, além de formar e informar a população sobre os mecanismos de funcionamento dos serviços públicos. È de grande importância a participação dos moradores e representantes dos bairros

A realização da construção do plano são as reuniões dividas em núcleos, realizadas nos principais bairros da cidade para discussão junto aos moradores e representantes de associações dos bairros.

A reunião do bairro Laranjeiras foi realizada na Câmara, na noite do dia 03 de julho.  Estavam presentes vários moradores do Bairro, formamos uma equipe, discutimos e no final e entregamos uma relação com os problemas do Bairro, e apresentamos as  propostas solicitando  melhoria para o bairro Laranjeiras e outros.

Posteriormente estas informações serão trabalhadas tecnicamente por cada secretaria do município e organizadas no PPA pela equipe do Departamento de Projetos do Município, servindo também, este trabalho como base para a elaboração da LOA 2014 – Lei Orçamentária Anual que também deverá acontecer de forma participativa.

 

 

 

terça-feira, 2 de julho de 2013

NOITE CULTURAL NO ARRAIAL DA LARANJEIRA

Neste domingo 30 de junho foi realizado o  Tradicional Arraial do Bairro Laranjeiras foi um sucesso de organização e participação.
Organizado pela vereadora Fatima Camelo

Como apoio e participação da União de Moradores do Bairro Laranjeiras e do programa de Assistência ao Idoso de Açailândia ( Associação do Idoso)  

 

O evento que acontece todos os anos em frente da casa da vereadora Fátima Camelo, mais uma vez foi um sucesso de público e organização. Mesmo com o jogo da seleção que venceu a Espanha por 3X0, a festa superou as expectativas.
Os componentes da quadrilha  da Terceira Idade  formada pelos idosos do CRAI, (Recanto dos Idosos). Chegaram cedo a concentração por volta das 17hs. Pouco tempo depois, receberam um lanche, ai foi só cair no forró  ao som das musicas tradicionais das festas juninas.

DURANTE O EVENTO CINCO QUADRILHAS SE APRESENTARAM NO ARRAIAL.

Para abrir a festa deste ano, quem entrou no arraial as crianças:  
                 
                    Explosão dos Pipoquinhas da Escola Municipal  Kiola Sarney
       
                             Matutos do  Kimba Escola municipal Gonçalves Dias

             Matutos do Simone – Escola Municipal Simone Macieira

 
                                   Quadrilha dos Idosos do CRAI  (Recanto dos Idosos)  
 



                                  Fechando com chave -de -ouro OS CANGACEIROS DE AÇAILÂNDIA.
 
                             
Responsável por manter está tradição viva no bairro, a vereadora Fátima Camelo falou do evento e também da participação do povo – “É uma tradição do Bairro Laranjeiras e hoje estamos felizes com a participação do povo, mesmo com o jogo do Brasil, eles se fizeram presentes e participaram ativamente da festa: aplaudindo e cantando, com os nossos brincantes.
Os nossos idosos, chegaram cedo e até o final da festa mantiveram o ritmo, sem desanimar. Eu estou feliz, e ano que vem, iremos fazer uma festa ainda maior.

 
NOSSOS AGRADECIMENTOS:
As entidades, a equipe de apoio e coordenação, a equipe do SOM, os apresentadores e animadores das quadrilhas, as Diretoras das Escolas, Coordenadora e animadora do CRAI
Agradecemos o apoio da Câmara Municipal e a presença da população que participaram  e aplaudiram a todos.
MUITO OBRIGADO:  
 Vereadora FATIMA CAMELO
  

 

 
 
 
 

 

 

Blog Archive