sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

ENCONTRO TRINACIONAL BRASIL CANADÁ E MOÇAMBIQUE

Encontro Trinacional. Canadenses, moçambicanos e brasileiros reuniram-se no Brasil, entre os dias 22 de novembro e 2 de dezembro, para discutirem impactos da mineradora Vale nos três paises. A comitiva contou com cerca de 30 pessoas, entre sindicalistas, membros de movimentos sociais e políticos das três nações.
A comitiva se reuniu na Camara Municipal de Açailandia juntamente com os representantes dos setores visitados para ouvir seus problemas e expor suas experiências.
As reuniões iniciaram em Gararema, interior de São Paulo, na Escola Nacional Florestan Fernandes, alcançando em seguida São Luis, com desfecho no interior do Maranhão.
“Na capital maranhense, o grupo visitou o complexo do Porto de Itaqui, onde é escoado para outros países o minério de Carajás, com navios capacitados para carregar até 400 mil toneladas do produto. De São Luis, os membros do encontro trinacional (Moçambique, Canadá, Brasil) embarcaram no trem de passageiros que faz o trajeto da Estrada de Ferro de Carajás, tendo como destino a cidade de Açailândia, no sul maranhense. Visitaram Açailândia cidade que condensa em uma só área graves problemas que comprometem o bem estar da população.
Visitaram o assentamento Califórnia, cercado por uma carvoaria da Vale e vasta plantação de eucalipto,

Visitaram Distrito Piquiá, onde mais de 300 famílias sofrem com a poluição de água, solo e ar provocados pelas siderúrgicas instaladas ao lado da comunidade.
Outra comunidade visitada foi o povoado rural Novo Oriente, cortado pela linha férrea de Carajás. A visita estendeu-se até o município de Bom Jesus das Selvas,

Os três países Moçambicanos, canadenses e brasileiros reconhecem que os impactos nas comunidades são os mesmos, no entanto, os estágios da mineração ganham contornos diferentes nas três nações. Na região norte e nordeste do Brasil está sendo construído um “segundo Grande Programa de Carajás”, com a duplicação da estrada de ferro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Archive