sexta-feira, 11 de outubro de 2013

11 de outubro DATA DE EXPRESSÃO


11 de outubro - Dia do Deficiente Físico
 

 

 
Pela ordem, as deficiências mais comuns são visual, motora, auditiva e mental.
Multiplicam-se as iniciativas de apoio ao deficiente e defesa de seus diretos. A luta de todos nós pelo aumento das condições de acessibilidade nas ruas, calçadas, prédios, pontos turísticos, áreas de lazer, meios de transporte e até no ambiente digital, entre outros, representa um grande exemplo de solidariedade.
O acesso dos deficientes à cidadania, à educação e ao mercado de trabalho, de forma a impedir que suas incapacidades encubram suas habilidades, é também uma questão de respeito ao ser humano. Afinal, somos todos diferentes, mas temos igual direito à dignidade.
 

11 de Outubro: Dia Mundial da Prevenção Contra a Obesidade

 
No dia 11 de outubro, comemora-se o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. Esta data foi oficializada em 2008 para conscientizar os brasileiros da importância de se prevenir e combater a obesidade.
A obesidade é uma doença resultante do acúmulo excessivo de gordura corporal. Pode ser causada por diversos fatores: genéticos, nutricionais, fisiológicos, psiquiátricos ou ambientais.
O parâmetro mais utilizado para o diagnóstico é o índice de massa corporal (IMC), que é calculado dividindo-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. A faixa de peso normal situa-se entre o IMC de 18.5 e 24.9. São consideradas com sobrepeso as pessoas com IMC entre 25 e 29.9 e obesas aquelas com IMC superior a 30.
No Brasil, cerca de 50% da população está com excesso de peso e 15% são considerados obesos. A doença vem crescendo muito, atingindo adultos e crianças de todas as faixas etárias. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que em 2015, cerca de 2.3 bilhões de adultos estarão com sobrepeso e mais de 700 milhões serão obesos.
E qual a consequência do excesso de peso? Acredite, a estética é o menor dos problemas. A obesidade é fator de risco para inúmeras doenças, tais como: pressão alta, diabetes, colesterol alterado, infarto agudo do miocárdio, derrame cerebral, cálculo na vesícula biliar, artrose nos joelhos e coluna, dentre outras.
                      E DIFICIL tenho tentado diminuir o peso e não estou conseguindo.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Archive