domingo, 11 de setembro de 2011

ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS ACONTECEU EM AÇAILANDIA.

Neste dia 10 e 11 de setembro foi realizada um dos maiores encontro da Igreja Católicas em Açailandia. 11ª ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS. com o tema "Terra, Água, Direitos: Resistir, Defender e Construir" e o lema É tempo de destruir os sistemas que destroem a terra!.
Momento para refletir sobre a destruição do planeta e o desrespeito para com o ser humano. Organizada pela Diocese de Imperatriz no Maranhão, região Nordeste do Brasil. A Romaria marca um grande momento dos movimentos sociais da região. "Ela chama a atenção para a realidade de varios povoados entre eles o Piquiá em Açailândia, para renúncia do estado que é conivente com as alianças dos grandes empreendimentos, e motivar o povo a ser fiscalizador das grandes obras que atingem quilombolas, indígenas e o povo em geral".
A escolha do Tema está em sintonia com as ações desenvolvidas atualmente na região e com a história de resistência do povo de Deus. "O tema é uma referência bíblica, não algo inventado, mas idealizado por Deus para os cristãos na construção de um novo céu e uma nova terra". Denúncias
Um dos temas foi as 300 famílias, vizinhas ao pólo siderúrgico sofrem com a poluição da água, do solo e do ar. Essa informação foi constatada através de pesquisa realizada pela equipe de Recursos Hídricos e Ciências Ambientais do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia (CDVDH) que, por meio de amostras colhidas na água, solo e plantas do local, pode constatar a quantidade de ferro e de poluentes metálicos no ar que causam doenças crônicas e que já levaram várias pessoas à morte por complicações respirátorias.
Foi um acontecimento maravilhoso onde todas as dioceses do maranhão participaram e no final foi realizada a caminhada com a participação de todas as dioceses e pastorais sociais da igreja católica de Imperatriz, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Centro de Defesa de Diretos Humanos e Casas Familiares Rurais.
A Romaria foi organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com a coordenação Dom Gilberto Pastana de Oliveira Bispo da diocese de Imperatriz, Presidente do Regional Nordeste V, da CNBB da Dicese de Imperatriz,
A vereadora Fatima Camelo participou da Romaria e parabeniza aos organizadores deste grande momento historico do povo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Archive