Reunião com os vereadores e a Comissão representante do pessoal do Mercado Municipal, realizada dia 10/07/ 2014.
ASSUNTO A Reforma e Ampliação do Mercado Público Municipal de Açailândia
RELATORIO
Aos 10 dias do mês de julho do ano 2014, ás 9;30h, no Salão da Câmara Municipal situada Rua Ceará 662, Centro Açailândia MA, foi realizada uma reunião com os vereadores e a comissão representando o pessoal do mercado municipal, para discutir sobre a reforma e ampliação do Mercado Público Municipal de Açailândia e sobre o problema da retirada dos comerciantes do mercado municipal.
Iniciamos a reunião com apresentação de todos e assinatura das presenças A seguir foi comentado um texto que fala da reunião do pessoal do mercado com a Prefeita e sua equipe de administração: “ Da prefeita Gleide Santos, o convênio já ter sido firmado com a Caixa Econômica Federal, para realização da primeira etapa da obra orçada em R$ 800.000,00. O dinheiro já se encontra na conta corrente da prefeitura de Açailândia e caso o município não cumpra com os prazos para início da reforma, a população poderá perder a maior oportunidade da história, de ganhar um novo mercado moderno e equipado no estilo de um “Shopping Popular”, por isso a urgência em realocar o mais breve.
Para dar inicio a reforma e construção de um novo mercado municipal, se faz necessário o retirado das barracas e pontos comercias e de todos que trabalham dentro do mercado.
A seguir os vereadores ( Fatima Camelo, Bento Camarão, Diomar Freire, Marcos Aurélio, Luis Carlos, Canela, Sergiomar, Wagnaldo, Professor Pedro, Fanio Mania, Anselmo )
Todos se manifestaram a favor da Reforma do Mercado e se colocaram a disposição para ajudar os comerciantes do mercado municipal.
A seguir foi solicitado a fala dos representantes do mercado: ( Raimundo Vitorino Silva, Thomaz Mendes da Silva, João Paulo Lima, Ademar Costa Rabelo, Maria da Conceição, Ivanilde, José dos Reis e Sr. Antonio estava presentes:
Em suas falas confirmaram que:
Não são contra a reforma do Mercado
Não querem ser colocado no Galpão da Sunil – Jacu ( local inconveniente)
Querem ficar próximo da feira
Querem que seus direitos adquiridos seja assegurados, ( retornarem aos seus bocks ou pontos comerciais, quando construídos)
Eles temem que após a construção o mercado seja terceirizados, tornando mais difícil e mais caro para a população.
Apresentaram propostas e sugestões:
Que o Mercado seja construído por etapas, assim asseguram seus direitos de retornarem aos seus devidos bocks.
Acha que o local mais apropriado seria a pista do RABO DA GATA, Colocando as barracas, (cedida pelas firmas (comentários)
Colocação de alguns banheiros químicos ( provisórios) somente para uso
Instalação de agua e energia provisória
Segurança com vigias noturnos para segurança dos bens
Após as sugestões a comissão convidou os vereadores a visitarem o galpão da SUNIL para mostrar que não tem condições de serem removido para aquele local.
Os vereadores visitaram outros lugares e junto com a comissão chegaram a uma conclusão para não atrapalhar os trabalhos do mercado, O pessoal do mercado aceitam se colocado na avenida Bernardo Sayão pista do Rabo da gata.
Desde que a prefeitura organize o local oferecendo condições aos comerciantes e donos dos bocks para permanecerem até a data de conclusão da reforma e retornarem aos seus lugares de trabalho.
A vereadora Fatima Camelo ficou de solicitar da presidente da casa que seja marcada uma próxima reunião na Câmara Municipal, juntamente com os vereadores, secretário de infraestrutura e assessores da Administração e a comissão do Mercado Municipal para discutirem as propostas apresentadas e buscarem uma solução para resolver os problemas, e poderem dar inicio a reforma e construção de um novo mercado municipal, Para isso temos que resolver primeiro como se faz para a retirada das barracas e pontos comercias e de todos que trabalham dentro do mercado, sem dar prejuízo ao pessoal que trabalha no mercado.
OBSERVAÇÃO: Vereadores declaram que até esta data não tomaram conhecimento se consta ou não na Câmara Municipal o Projeto de Reforma e Construção do mercado, Nem o relatório de licitação para a realização do Serviço.
Açailândia, 10 de julho de 2014