HOJE VEJO COM MUITA TRISTEZA A HISTORIA DE AÇAILANDIA SE APAGANDO DA MEMORIA DO MUNCIPIO.
É um desejo de todos nós e uma necessidade que tenhamos um memorial em nossa cidade para com passar dos anos os nossos filhos netos e bisnetos saibam como começou o nosso município.
os primeiros acontecimentos, as primeiras realizações e atividades. por que o ser humano não vive para sempre.
A primeira casa de Açailândia que deveria ser transformada em um museu histórico hoje vejo derrubada uma historia rasgada pelo tempo.
A história de Açailândia se
iniciou com a construção da rodovia BR-010, feita para ligar a região Norte à
Brasília, a nova capital brasileira. Sob as ordens do engenheiro Bernardo
Sayão, diversos profissionais que trabalhavam na obra chegaram à cidade de Imperatriz,
no Maranhão.
No dia 19 de julho de 1958, os índios Cutia e Cocranum, com o fim de obter água para os trabalhadores da construção da rodovia, chegaram à cabeceira de um rio. No dia seguinte, 23 trabalhadores foram ao local e construíram 10 barracos de pau-a-pique. Aos poucos, a existência de águas boas e terras férteis atraiu muitos desbravadores e aventureiros para a região.
Açailândia foi desmembrada de Imperatriz e elevada à categoria de município e distrito através da lei estadual nº 4295, de 06 de junho de 1981.
No dia 19 de julho de 1958, os índios Cutia e Cocranum, com o fim de obter água para os trabalhadores da construção da rodovia, chegaram à cabeceira de um rio. No dia seguinte, 23 trabalhadores foram ao local e construíram 10 barracos de pau-a-pique. Aos poucos, a existência de águas boas e terras férteis atraiu muitos desbravadores e aventureiros para a região.
Açailândia foi desmembrada de Imperatriz e elevada à categoria de município e distrito através da lei estadual nº 4295, de 06 de junho de 1981.
A ocupação do território da
Açailândia teve início na construção da BR-10 ( Belém-Brasília) , quando uma
das empreiteiras da obra - a Rodobrás - ali instalou acampamento. Inaugurada a
obra e desativado o acampamento, restou um pequeno núcleo populacional que,
pela afluência de nordestinos, principalmente da Bahia, atraídos pela oferta de
terras devolutas para a agropecuária , cresceria com rapidez.
Mais tarde, o extrativismo vegetal (madeira) tornou-se a principal atividade econômica local. Posteriormente, com a construção da BR-222, que permitiu sua ligação Santa Luzia e São Luís, o povoado experimentou sensível desenvolvimento, tornando invejável sua emancipação, ocorrida a 06 de junho de 1981.
Mais tarde, o extrativismo vegetal (madeira) tornou-se a principal atividade econômica local. Posteriormente, com a construção da BR-222, que permitiu sua ligação Santa Luzia e São Luís, o povoado experimentou sensível desenvolvimento, tornando invejável sua emancipação, ocorrida a 06 de junho de 1981.
O símbolo da madeira que deveria ter sido completado com o símbolo da pecuária, e do ferro foi destruído colocada a hora do que?
A sua economia é baseada no ciclo de mineração, transporte de ferro, siderurgia, agropecuária, queima de carvão , monocultura e corte de eucaliptos , que trazem trabalho para o povo, por outro lado ,causam o aumento da poluição, desertificação, urbanização desregular, e infelismente , trabalho escravo e desmatamento de ávores nativas. Açailândia fica mais atraente a cada dia devido aos grandes investimentos, por isso ela se tornou destaque em vários meios de comunicação.
Açailândia é um município brasileiro do estado do Maranhão. É o oitavo município mais populoso do estado, com um total de 108 765 habitantes segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2014.
O PIB de Açailândia em 2008 é de R$ 1.767.453.000 tornando Açailândia como o 3º Maior PIB do Estado Maranhão e possuindo a maior renda per capita do Maranhão R$ 12.865,82 por habitante.
A cidade é um importante polo agroindustrial, onde a exportação de ferro gusa gerada por cinco indústrias siderúrgicas instaladas no município se torna sua principal fonte de renda. Também conta com diversos estabelecimentos comerciais dos mais diversos ramos do comércio e serviços, e possui o maior rebanho bovino do estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário