quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Morre Oscar Niemeyer, o construtor de Brasília

Morre Oscar Niemeyer, o construtor de Brasília

GRANDE HOMEM  A FAVOR DO BRASIL
Morreu na noite desta quarta-feira (5/12) aos 104 anos o arquiteto Oscar Niemeyer, que pemanecia internado desde o último dia 2 novembro no Rio de Janeiro.

Niemeyer, tido como o maior arquiteto brasileiro, é considerado um dos mais influentes na arquitetura moderna mundial. Entre suas obras estão o Supremo Tribunal Federal, o Superior Tribunal de Justiça, o Tribunal Superior do Trabalho, o Tribunal Superior Eleitoral e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, todos localizados em Brasília.
Projeto do arquiteto, o STJ é o unico tribunal em que juizes ficam abaixo do povo. O plenário foi desenhado para os juizes servirem ao povo.
Ele teve obras de relevância no Brasil e no exterior. Entre as mais importantes obras do arquiteto, destacam-se a construção de Brasília; o conjunto arquitetônico da Pampulha MG); o Edifício Copan (SP); a Universidade de Constantine e a Mesquita de Argel, na Argélia; a Feira Internacional e Permanente do Líbano; o Centro Cultural de Le Havre-Le Volcan, na França; o Museu Oscar Niemeyer (PR); os Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) e a Passarela do Samba (RJ); o Memorial da América Latina e o Parque do Ibirapuera (SP); e o Caminho Niemeyer (SP); além do Porto da Música, na Argentina.
O corpo de Niemeyer será velado inicialmente no Palácio do Planalto, mais uma de suas grandes obras, em Brasília.
A partir das 15h será fechado para autoridades e familiares e, a partir das 16h, será aberto ao público que poderá prestar sua homenagem até as 20h.
Depois, o corpo volta para o Rio, onde será velado no Palácio da Cidade. O enterro do arquiteto está previsto para esta sexta-feira (7/12) no Cemitério São João Batista (RJ).
 

Revista Consultor Jurídico, 6 de dezembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Archive