quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Ministério público realiza Audiência Pública para discutir melhorias e redução nas passagens do transporte coletivo no município.

Audiência Publica - realizada  em Açailândia por iniciativa da 5ª Promotoria Pública de Açailândia promotora de justiça Camila Gaspar Leite, que convocou toda a sociedade para uma audiência pública para uma ampla discussão a respeito da problemática do transporte público do município.

 
 A audiência pública foi realizada no auditório da Câmara Municipal, e contou com a presença de vários seguimentos da sociedade civil organizada, poder público municipal, vereadores e o proprietário da empresa do serviço em Açailândia. 
 
 
Foram discutidos  os problemas do transporte público do município, que vão desde: aumento da passagem falta de parada de ônibus (abrigos), terminal de integração, funcionamento dos elevadores para portadores de deficiência, desrespeitos aos idosos, horários dos ônibus, e frota reduzida.

De acordo com a promotora de Justiça Camila Gaspar Leite da 5ª promotoria de Açailândia juntamente com a sociedade civil  solicitou que a prefeitura reduza os preços das passagens para no máximo R$ 2.10,além da melhorias no atendimento aos usuários.

Após a apresentação e fala dos componentes  da mesa a palavra foi franqueada, várias pessoas se manifestaram entrem elas:
A vereadora Fatima Camelo se pronunciou solicitando do poder publico o envio do Projeto de  Lei  que regulamenta o passe livre municipal e da empresa melhor o atendimento aos idosos e pessoas com deficiência que seja dado uma atenção especial aos usuários.

O Senhor  Antônio Durão, representante da empresa Viação São Francisco apresentou vários argumentos para a majoração dos preços da passagem, dentre esses, a concorrência desleal entre táxis, moto táxis, vans, e principalmente, os chamados táxis-lotação. Falou também  sobre os problemas que a empresa vem enfrentando,  reclamou das ruas esburacadas que  não permite os ônibus circulares, e citou ainda vários outros motivos.

Os estudantes universitários, representados pelo jovem Felipe Coelho (UFMA) aproveitaram para cobrar também o passe livre para estudantes, pois segundo eles a empresa tem reais possibilidades de atender.

Reivindicaram  seus direitos e apresentaram propostas em nome da classe: o presidente dos Mototaxistas, o presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsitos, O Coordenador do DMT e outros
A sociedade se manifestou  sobre os problemas enfrentados no dia-a-dia com relação, principalmente ao transporte coletivo, e severas críticas foram feitas a respeito da prestação de serviços da empresa de ônibus São Francisco, ora entregue à sociedade.

Como resultado da audiência pública  uma nova reunião ficou marcada para o dia 02 de outubro, somente com os principais autores envolvidos nesse processo, para discutir um TAC – Termo de Ajuste de Conduta pré-elaborado, para uma posterior assinatura com datas previstas para cumprimento e resoluções de todos os problemas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Archive