quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Conheça o PROGRAMA AÇÃO SAUDE

Vereadoras participaram da reunião com a equipe do Programa Ação Saúde, realizada no auditório da secretaria municipal de Educação.
Na manhã de 05/10/2011, quarta-feira, foi apresentado, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, o “Programa AÇÃO SAÚDE”, pela Fundação Vale solicitando parceria da Prefeitura de Açailândia,.
O “AÇÃO SAÚDE” tem por objetivo incentivar e apoiar o diálogo entre a gestão pública e a sociedade civil, através de um conjunto de ações especificas em torno da agenda de promoção da saúde, com foco na saúde materno-infantil, mobilizando grupo de mulheres, educadores, jovens, técnicos(as) de saúde e outros grupos envolvidos com esta temática.
O “AÇÃO SAÚDE” É EXECUTADO PELA Fundação Roberto Marinho/Canal Futura, com a consultoria técnica do Laser/Ensp/Fiocruz.

O momento inicial correspondeu ao “Encontro de Sensibilização”, onde o programa foi apresentado aos(as) representantes da gestão pública e da sociedade civil, com interesse em contribuir através de ações articuladas para a melhoria dos indicadores específicos de saúde coletiva e da família em Açailândia.
O Ação Saúde colabora com a melhoria da saúde coletiva e da família, priorizando a saúde materno-infantil. Além disso, promove a formação de células ativas, compostas por profissionais de saúde, educadores, lideranças comunitárias e, principalmente, mulheres e jovens com vistas à redução da morbidade e mortalidade infantil.

Estavam presente representantes: A Vereadora Fatima Camelo e Arlete,(Câmara municipal), Siley Elcen Santos (Presidente do COMUCAA), Sergiomar Santos de Assis (Secretário Municipal de Educação), Francisca Lopes (União de Moradores do Bairro Laranjeira), Maria do Socorro Alves (Pastoral da Criança) Celeste Rodovalho (Coordenadora da Saúde), João Bosco Gurgel (Secretário Municipal de Cultura),Professora Rosa Nascimento representante do prefeito, professores, profissionais da saúde, Conselho municipal da saúde, Vila Ildemar, Assentamentos e povoados e outros.
O Ação Saúde conta com a consultoria do Canal Futura e apoio técnico do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (LASER/ ENSP/Fiocruz) e das prefeituras dos municípios atendidos.
A apresentação do “AÇÃO SAÚDE” foi feita por Bia Andrade de Oliveira, da ENSP/Escola Nacional de Saúde Pública-FIOCRUZ/Fundação Oswaldo Cruz; Débora Ferreira (Fundação Vale) e Rafael AID (Vale).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Archive