segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Neste mês de setembro várias comemorações a favor da inclusão social

Hoje dia 09 de setembro, pela manhã foi realizada uma reunião para discutir vários assuntos a respeito das pessoas com deficiência, entre eles a  programação da Audiência Publica  marcada para dia 20 de setembro pela manhã na Câmara municipal.

Estavam presente na reunião:  Representante do  Ministério Publico  promotora Samira e assessor,  Conselho das Pessoas com Deficiência, da ADEFIA, da APAE,  da Educação, das Associações , da  Câmara municipal e demais pessoas.
Durante este mês de setembro muitos são as comemorações e reivindicações de Luta em defesa dos direitos conquistados:

21 de setembro  O Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes, que  foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento de nossas reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.

26 de setembro  O dia do Surdo tem um significado muito importante. Ele representa o reconhecimento de todo um movimento que teve inicio há poucos anos no Brasil quando o Surdo passou a lutar pelo direito de ter sua língua e sua cultura reconhecidas como uma língua e uma cultura de um grupo minoritário e não de um grupo de “deficientes”.
27 de setembro a 01 de outubro é comemorado a SEMANA DO IDOSO
Dia Nacional do Idoso   Dia 1°de outubro, a data tem como objetivo valorizar e  sensibilizar a população sobre o respeito à pessoa idosa

O Dia do Idoso foi criado em 2003 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de estimular a sociedade a refletir sobre a situação do idoso na sociedade. Até o ano de 2006, esta data era celebrada, no Brasil, no dia 27 de Setembro, porém, em razão da criação do Estatuto do Idoso em 1º de Outubro, o Dia do Idoso foi transferido para esta data de acordo com a lei número 11.433 de 28 de Dezembro de 2006.

As  data são  comemoradas e lembradas  todos os anos desde então em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos em nossas lutas, e também como forma de divulgar nossas lutas por inclusão social.
A secretaria de Assistência Social,  juntamente com os Conselho de Direitos (CMDIA, CONDIP),  em parcerias com  Ministério Publico, as associações, a sociedade civil organizada e a Câmara Municipal estão organizado  uma vasta programação em comemoração a essas datas de luta pelo direitos conquistados.  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Archive