sábado, 3 de outubro de 2015

Açailândia realiza III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

A III   Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi realizada nos dias 1 e 2 de outubro  2015 em Açailândia.

Tema central da  IV Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “O desafio na implementação das Políticas da Pessoa com Deficiência: A transversalidade como a radicalidade dos direitos humanos”.
EIXOS TEMÁTICOS:

1.     Identidade de gênero e raça, Diversidade sexual e geracional;

2.     Órgãos gestores e de instâncias de participação social;

3.     Interação entre os poderes federados.

O evento foi realizado pela prefeitura municipal através do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Secretaria Municipal  de Assistência Social e contou com a participação, e dos representantes do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência,  respectivamente, que ministraram a palestra sobre o tema proposto.
Estiveram presentes :  a Secretaria de Assistência Social Sra. Maria de Fátima Silva Camelo, representando o prefeito municipal  Sr. Juscelino Oliveira; a coordenação da conferencia, a equipe da secretaria,  os conselheiros, e demais representantes do CEA,  da educação,  saúde , professores, educadores, APAE,  além de um público com cerca de 100 pessoas.  A conferência é um dos mecanismos institucionais de democracia participativa e oportuniza a discussão de políticas públicas para a pessoa com deficiência e as adequações da cidade.

 
Momento da sociedade civil organizada deliberar propostas que venham fazer parte das ações do governo nas esferas municipal, estadual e federal. “O evento proporciona direito e voz para o deficiente afim de que possamos elaborar políticas públicas municipais como saúde, educação, lazer, cultura, gêneros e transversalidade”, expõe o presidente do Conselho Sr. João Luis. 

A programação foi constituída da apresentação dos trabalhos relacionados ao tema da Conferencia, leitura do regimento, palestras, votação de propostas e eleição de delegados e a discussão dos eixos temáticos, que são gênero, raça e etnia, diversidade sexual e geracional; órgãos gestores e instâncias de participação social; a interação entre os poderes e sociedade civil organizada. Daí irão sair as propostas a serem discutidas na conferência estadual.
Na palestra dessa conferência, em que abordaram o papel do estado e município frente as necessidades da pessoa com deficiência, acredito muito que possamos avançar em relação ao serviço prestado a essa população”, analisa os conselheiros vice presidente do Conselho Estadual  dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Sr. Paulo e Sra. Dalva..

Para a secretária de assistência social Fátima Camelo, é uma satisfação imensa realizar mais esse trabalho que se caracteriza como multidisciplinar. “Queremos garantir o direito das pessoas com deficiência e fortalecer as políticas públicas que permitem o acesso à qualidade de vida. Visamos auxiliar na construção de uma política intersetorial e transversal, de saúde, de assistência social e de acessibilidade, na educação inclusiva, assim como em ações complementares”.

A secretaria fala em nome do prefeito, defende a atuação constante na questão dos direitos das pessoas com deficiência. “Estamos atravessando uma fase crítica na economia nacional e instabilidade municipal,  mas as questões de saúde e educação e assistência social são nossa prioridade. Essa é uma responsabilidade e dever da administração pública e é uma situação primordial”
FATIMA CAMELO














 






 

 

 

 

 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Archive