sábado, 10 de dezembro de 2011

10 de dezembro comemora-se o DIA DOS DIREITOS HUMANOS

DIREITOS HUMANOS são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos. Normalmente o conceito de direitos humanos tem a idéia também de liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei.
A Declaração Universal dos Direitos do Homem é fundamental na nossa Sociedade, quase todos os documentos relativos aos direitos humanos tem como referência esta Declaração, e alguns Estados fazem referência directa nas suas constituições nacionais.
A Declaração Universal dos Direitos do Homem da Organização das Nações Unidas afirma:
"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade."
Em 10 de dezembro de 1948, a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Com 30 artigos, a Assembléia proclamou o documento "como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universal e efetiva, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição.”
Em 1950, a ONU estabeleceu que anualmente, nesta data, seria celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos
PARABENS AO CENTRO DE DEFESA DA VIDA DOS DIREITOS HUMANOS DE AÇAILANDIA pelo homenagem recebida "o Prêmio Nacional de Direitos Humanos, conquistado pelas atividades realizadas em combate contra o trabalho escravo".

SÃO TRINTA (30) OS ARTIGOS QUE COMPÕE OS DIREITOS HUMANOS

Um comentário:

  1. Eh, Fátima, muita boa a postagem sobre os "DH".
    Uma das poucas lembranças aqui no município, em relação ao "Dia Internacional dos Direitos Humanos", 10 de dezembro... Infelizmente, o "clima" distorcido do natal (m minusculo esmo...)aliena o resto, isto é, tudo...

    ResponderExcluir

Blog Archive